A Psiquiatria da Infância é uma área da atuação da psiquiatria. O que isso quer dizer?

Quando fazemos nossa formação de especialista, fazemos 3 anos de residência médica com conteúdo teórico e muita carga horária de estágio pratico. Após esses 3 anos, temos o título de especialista (no caso psiquiatra). Depois disso, podemos escolher uma subespecialiazação dentro da psiquiatria. É o que chamamos de R4 (quarto ano de residência médica).

A Psiquiatria da Infância e Adolescência é a área que cuida da saúde mental da criança e do adolescente. O cuidado da saúde mental nessa faixa etária tem algumas peculiaridades bastante diferentes das demais. O psiquiatra da Infância e Adolescência é treinado para avaliar não apenas o adoecimento mental daquele paciente, mas sim de todo o contexto ao redor dele. Além disso, o psiquiatra da Infância e Adolescência também é treinado para detectar não só o que está ruim ou adoecido, mas também os fatores protetores que acompanham todo o processo.

Assim, a Psiquiatria da Infância e Adolescência cuida da criança e do adolescente no âmbito da saúde mental, do desenvolvimento biopsicossocial, da saúde física, da saúde da família, da saúde escolar e assim por diante. É uma medicina que tenta contemplar o todo.

Entendendo isso, fica fácil entender a importância da Psiquiatria da Infância e Adolescência. Ela é importante para promover e cuidar, mas é a prevenção o maior tesouro dela. Eu sempre digo: é ela que faz a melhor prevenção em saúde mental. E a prevenção em saúde mental na infância e adolescência tem o poder de mudar vidas inteiras!!!